top of page

Você quer abrir uma empresa na Dinamarca, mas não sabe por onde começar?

Atualizado: 28 de mar. de 2022

Nesse blog post, você encontrará informações sobre como dar o primeiro passo para tornar o seu sonho de abrir uma empresa na Dinamarca uma realidade.


Conteúdo


Uma mulher escreve no vidro.
É preciso criar uma estratégia e um plano de trabalho antes e durante a criação da sua empresa

Primeiras impressões


Abrir um negócio na Dinamarca não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam. Mas infelizmente, quando procuramos por informações, encontramos muitas vezes interpretações equivocadas ou incompleta das leis locais. O processo todo fica ainda mais complicado quando tentamos compreender o texto original escrito em dinamarquês! E assim, acabamos desistindo de abrir nossa empresa antes mesmo de pedir ajuda, de tentar encontrar respostas, e de entrar no jogo do erro e acerto, que é inevitável em todo esse processo.



O Sebrae dinamarquês


Você já ouviu falar sobre o Sebrae? Sabe como ele funciona? O Sebrae é um serviço de apoio brasileiro às micro e pequenas empresas. De acordo com o site da entidade, ele capacita e promove o desenvolvimento das empresas, dando apoio aos pequenos negócios no Brasil.


Dentre os vários serviços prestrados pelo Sebrae, ele oferece cursos online gratuitos que te ajudam a lidar com a parte administrativa da sua empresa. Há, por exemplo, cursos sobre como gerenciar as finanças da sua empresa e sobre marketing digital: planejar para vender pela internet. Para participar, você só precisa fornecer o seu número de CPF e fazer um cadastro no site. Além do mais, vale a pena dar uma lida nos 6 passos para abrir seu novo negócio - aqui, há dicas valiosas do que você precisa saber para montar uma empresa - muitas dessas dicas podem ser usadas por você que quer abrir um negócio na Dinamarca.


Mas há um equivalente ao Sebrae na Dinamarca?

Sim, há sim e ele se chama Iværksætterservice. No site de todas as komunes é possível achar um serviço que auxilia as pequenas e médias empresas antes e durante o processo de sua criação. No site do komune de Odense, por exemplo, há até mesmo uma página em inglês com informações sobre regras e registro da empresa na Dinamarca, treinamentos e aconselhamento para empreendedores, webinars e workshops etc.



Duas mulheres e um homem parecem estar fazendo uma reunião de negócios.
Não tenha medo de procurar por ajuda

Mas eu não sei falar dinamarquês e o meu inglês não é muito bom!


Eu entendo perfeitamente o medo que temos frente ao novo que é abrir uma empresa, ainda mais em um país que não é nosso e falando uma língua que não dominamos ainda. Mas é preciso coragem e, acima de tudo, persistência. Se você ainda não quer ir treinar o seu dinamarquês ou inglês com um funcionário do komune, pode procurar por outros brasileiros que já passaram pelo processo que você quer iniciar. Converse e não tenha medo de fazer perguntas.


Além do mais....


Você pode também fazer parte da AEBD. A Associação de Empreendedores Brasileiros na Dinamarca foi criada em 2021 e é constituída por empreendedores que já passaram ou ainda passam pelo mesmo processo que você. Aqui, trocamos experiências, e na dúvida, corremos atrás da informação juntos. Por isso, te convido a inscrever a sua empresa na nossa Associação. Saiba mais sobre os pré-requisitos, o passo-a-passo para se associar, e os benefícios. E se você ainda não tem uma empresa criada, se inscreva na nossa newsletter para continuar recebendo informação sobre os nossos blogposts.



97 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Aug 14
Rated 5 out of 5 stars.

Perfeito.

Like
bottom of page